Você tinha poupança em 1990/1991? Ainda dá tempo!

Apesar de estar meio de férias (voltei do recesso forense no último dia 07, minhas audiências e plantões só começam para valer em fevereiro) a prescrição das ações do Plano Bresser e Verão em dezembro passado movimentaram minha semana e atendi telefonemas de clientes prestando esclarecimentos sobre o assunto.
A finalidade deste post é lembrar que ainda dá tempo de recorrer à justiça para reaver os reajustes das poupanças da época dos Planos Collor I e II. Se você tinha saldo na poupança nos meses de maio e junho de 1990 (Plano Collor I) e no mês de março de 1991 (Plano Collor II) têm direito de rever seus saldos, atualizá-los de forma a receber as devidas correções.
Com relação a esses saldos, costuma-se observar uma perda de:
44,80% em maio de 1990 (Plano Collor I);
7,87% em junho de 1990 (Plano Collor I);
e 21,87% em março de 1991 (Plano Collor II).
Antes de mais nada você deve solicitar primeiro os extratos no banco em que mantinha a conta, de forma a provar em juízo a existência de saldo nas datas que mencionei.
Importante observar que, ao contrário do que ocorreu nos planos Bresser e Verão, para as revisões dos planos Collor não é necessário que o aniversário da poupança se dê antes do dia 15 de cada mês, podendo o aniversário ocorrer em qualquer dia do mês.
Para o ajuizamento das ações são necessários, além dos extratos, cópia do CPF e identidade e comprovante de residência recente.
Lembrando que os bancos costumam demorar em média 30 dias para fornecer esta documentação logo, se você era titular de poupança nesta época corra atrás disso o quanto antes pois este tipo de ação também prescreve em 20 anos e este é o último do período.
Peço que divulguem ao maior número de pessoas possível para que os poupadores procurem a Justiça em tempo, evitando a perda de direitos pela demora em sua busca, como a ocorrida no dia 20/12/2008.
Qualquer dúvida me mande um email e agende uma consulta comigo.

Anúncios

Gostou do que viu? Então compartilhe! Assine por email e dê um joinha na página do Facebook! Sua opinião é muito importante, comente aqui e participe também pelo Twitter. Gratidão!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s