freedanilogentili

No seu twitter o humorista do programa CQC Danilo Gentili publicou a seguinte piada: “Agora no TeleCine KingKong, um macaco q depois q vai p/ cidade e fica famoso pega 1 loira. Quem ele acha q e? Jogador de futebol?”.

Isto desencadeou uma sindicância do Ministério Público no intuito de apurar se houve ou não crime de racismo. No meu entender de telespectadora, internauta e advogada não vejo racismo aí, vejo apenas uma piada meio sem graça, até porque não se menciona a cor da pele do jogador de futebol em questão, o que ele enfatiza aqui é o “cara”  que fica famoso e pega uma loira.

A Ong Afrobras não entendeu a piada desta forma e pretende enviar uma carta de repúdio ao humorista.  

Leia mais sobre o assunto aqui.

Se essa moda pegar, daqui a pouco o sindicato das loiras vai se dizer ofendido por terem feito piada com sua suposta preferência por famosos.

Danilo ainda perguntou aos twitters: “Alguem pode me dar 1 explicacao razoavel pq posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa mas nunca um negro de macaco?”  E a resposta é muito simples: é que  para a homofobia, que na minha modesta opinião é um tipo de preconceito tão ou mais grave ainda que o racismo, e para qualquer outro tipo de “fobia” infelizmente ainda não existe lei em vigor que as tipifique como crime.

 Entendo que jamais devemos nos referir aos negros de forma perjorativa, sob nenhum aspecto, sou absolutamente contra o preconceito racial e sobretudo contra todo o tipo de preconceito mas, aqui vislumbramos uma linha muito tênue entre o repudio ao racismo e a censura e é bom lembrar que ainda vivemos num Estado Democrático de Direito.

Deixo então a pergunta no ar: até que ponto a Lei Afonso Arinos pode ir? Aonde termina o racismo e começa a censura? 

Anúncios

2 comentários sobre “freedanilogentili

  1. No meio dessa polêmica, Gentilli ainda falou: “quer dizer que eu posso dizer que não quero afro-brasileiros na minha casa, mas não posso chamar alguém de preto numa boa?”
    Para o comentário dele ser racismo, seria necessário tipificar todo tipo de apelido provenientedas características físicas…

Gostou do que viu? Então compartilhe! Assine por email e dê um joinha na página do Facebook! Sua opinião é muito importante, comente aqui e participe também pelo Twitter. Gratidão!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s